8 fontes de inspirações
No mercado de tecnologia, encontramos uma exponencial na Lei de Moore, que atesta que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos chips (quantidade de transistores) dobra, com o mesmo custo de produção.
Alguns exemplos de crescimento exponencial em tecnologia são: TV, internet, banda larga, telefonia celular (em especial os smartphones), capacidade dos discos rígidos, sensores diversos, etc. Na esteira destes movimentos surgem diversas oportunidades para bons negócios, os alpinistas de exponenciais.
A Netflix se beneficia do crescimento da adoção da banda larga e do aumento na capacidade de transmissão, propriamente dita. Desenvolvedores de aplicativos para smartphones se beneficiam do crescimento da quantidade de dispositivos móveis no mercado.
As impressoras 3D também são candidatas a trilhar um caminho semelhante. Novos negócios ligados ao universo dessas impressoras estarão à disposição dos empreendedores “alpinistas”.
Libertadores
Existem diversos negócios que surgem da aplicação de uma tecnologia - muitas vezes, trivial (“como é que não pensei nisto antes?!”) – em algo estático, que não tem movimento, que não existia até ali, mas estava latente, pedindo para ser libertado.
Até o aparecimento das bicicletas do Itaú, que hoje podem ser encontradas circulando pelas ruas do Rio de Janeiro, o mercado de aluguel de bicicletas não existia no Rio. As bicicletas, que podem ser alugadas com auxilio de um aplicativo para smartphone, são retiradas em um ponto da cidade e devolvidas em outro. Elas literalmente trouxeram movimento onde antes nada acontecia.
Um serviço como o Codifique, que possibilita contratar freelancers de programação para seus projetos de desenvolvimento de software, gera ocupação onde, antes, horas produtivas eram desperdiçadas. Outro exemplo é o Airbnb, que aluga imóveis por temporada em todo o mundo, ou seja, gera negócios onde antes camas dormiam vazias.
Audazes
Alguns empreendimentos surgem da disposição de seus