A falta de Cuidado na Contemporaneidade
Sintomas da Crise Civilizacional (p.2) O Ethos basicamente é o conjunto de valores, princípios e inspirações que originam nossos atos e atitudes. É o Ethos do cuidado que possibilita nossa existência enquanto seres humanos, e está presente em todos os momentos de nossa vida. É justamente no cuidado que iremos encontrar o Ethos necessário para a socialização humana e principalmente a essência do ser humano.
Porém, nos dias de hoje, esse conceito de cuidado está um tanto empobrecido por parte de toda a sociedade humana, há uma grande falta de cuidado. Não existe mais respeito em relação a preservação e a tudo que é existente e vive. A grande civilização passa por um caos de descaso e abandono.
Existe abandono pela vida inocente de milhares de crianças, que são pequenos escravos, perdem sua infância, inocência e sonhos que um dia acreditaram que pudessem ser realizados. E todos nós de certa forma auxiliamos pois o que está sendo feito com mão de obra barata é vendido barato e nós compramos.
Há descuido pelos que passam fome e são marginalizados perante a sociedade. Há pelos que não tem nem ao menos um teto para morar.
O descuido está na socialização entre as pessoas. Muitos moradores são pobres em sua cultura e alienados socialmente, falta gentileza de espirito nas pessoas. Não há cuidado pelos sentimentos e emoções.
A política é marginalizada, é feita uma política pobre para os que necessitam, os investimentos sociais como saúde, educação, moradia, entre outros, são insuficientes, geralmente as verbas são dadas para as melhorias necessárias, porém o povo necessitado nunca vê as melhorias porque são desviadas antes.
Até a terra sofre com essa chuva de desinteresse, e descuido. A maior parte de nossas praias geralmente não estão apropriadas para banho, pois os frequentadores jogam lixo na areia, mesmo tendo lixeiras pela orla toda. Os Navios deixam um número imensurável de resíduos de óleo nas praias