Desafio Profissional ead Familia e Sociedade
Unidade Itapecerica da Serra
Curso Serviço social
Desafio Profissional
Família e sociedade e Serviço social Contemporâneo
Elaine Vane Cintra - Ra 1711274108
Fátima Aparecida Contrera Bevilaqua - Ra 2869943765
Márcio Gabriel Contrera Bevilaqua - Ra 2869918955
Rosa Helena Guimarães - Ra 2869948097
Família de crianças e adolescentes abrigados
Tutora eletrônica- Ireny Sorge Pereira do Nascimento
Tutora presencial- Natalia de Jesus
Itapecerica da Serra, 15 de Abril de 2015
Introdução
Este trabalho tem por finalidade apontar a família na perspectiva sócia histórica, as funções sociais, a sua relação com o Estado, a comunidade e com ela mesma. Nele também esta descrita uma breve interpretação de família.
Para a elaboração do trabalho foram usados textos disponibilizados em sala de aula, livros, legislação especifica e a política nacional da assistência nacional. Assim, será ressaltado o trabalho do assistente social com as famílias buscando a autonomia, a qualidade de vida e desenvolvimento.
1. FAMÍLIAS: CONFIGURAÇÕES E REALIDADE SOCIAL
Segundo o texto, pode-se conceituar a família como o núcleo onde inicia o desenvolvimento do ser humano desde o nascimento e prolonga-se ao longo de toda a vida, bem como o ambiente em que este irá se transformar, construir a autoimagem e a imagem do mundo exterior, ou seja tomar consciência do significado do mundo.
Com o desenvolvimento e evolução da sociedade, concomitantemente houve mudanças socioculturais e diversificação de modos de viver em família. Desta forma, a família, como uma organização fundamental, também sofre / sofreu mudanças constantes na contemporaneidade. Pode-se caracterizar o aumento da expectativa de vida dos indivíduos como uma das mudanças que a contemporaneidade trouxe sobre as relações familiares. O aumento da expectativa de vida dos indivíduos proporciona maior convívio entre gerações, bem como tornar a solidariedade familiar como