Serviço Social e empresas
Carolina de Albuquerque Filgueiras¹
Larissa Thainá Nogueira de Meneses²
Raíssa Gabriela Felix Oliveira³
RESUMO
Escrever resumo aqui. 140-150 palavras
Palavras-chave: Serviço Social, Empresa, Serviço Social na Empresa, Serviço Social na Instituição, Inserção do Assistente Social.
1. INTRODUÇÃO
Escrever Introdução aqui
2. O QUE É EMPRESA?
Em um mundo predominantemente capitalista e globalizado, as empresas possuem um papel de extrema importância e influência, afinal, se não fosse por sua estrutura e desempenho relacionados a uma racionalidade econômica, a lógica capitalista de acumulação não seria efetivada da forma que podemos observar hoje, pois a empresa apresenta uma estreita relação de dependência com a sociedade por cada uma fornecer serviços, bens e produtos que subsidiam a população, com suas diferenças e peculiaridades, em primeira instância para garantir meios de subsistência, e em segunda instância e principal foco, proporcionar o consumo.
Sendo assim, as empresas são diversas e cada uma evidencia uma complexidade diferente, seja por sua natureza, seja por sua heterogeneidade cultural e de pessoas, mas de fato são organizações produtivas que buscam atender as demandas apresentadas no Mercado Econômico. (Lima; Cosac, 2005).
3. CONTEXTO HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS
A partir dos anos de 1980 é possível analisar um grande crescimento na inserção dos Assistentes Sociais em áreas de empresa. Isso decorre pela transição dos modelos de produção tayloristas e fordistas aos modelos que passaram a dispor de ideologias administrativas e burocráticas, onde se inicia modelos econômicos relacionados à Escola de Relações Humanas, teoria de Elton Mayo onde o autor desmistifica a ideia de que o trabalhador é uma máquina, mas passa a ser reconhecido como um indivíduo e cidadão, homem que apresenta relações sociais.
Através dessa nova ideologia, foi possível inferir que