Políticas sociais
SERVIÇO SOCIAL
NOME DO AUTOR: BRUNA CIBELE BATISTA DE SOUSA
TÍTULO DO TRABALHO
TRAGETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
SOUSA
2011
NOME DO AUTOR:BRUNA CIBELE BATISTA DE SOUSA
TÍTULO DO TRABALHO
TRAGETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para toda as disciplinas do II Semestre de 2011 Serviço Social.
Professores:
Adarly Rosana Moreira Goes
Lisnéia Aparecida Rampazzo
João Vicente Hadich Ferreira
Sergio de Goes Barbosa
Sousa
2011
SUMÁRIO:
1-Resumo
2-Introdução
3-Desenvolvimento
3.1-As relações sociais do sistema capitalista
3.2- A criação do Serviço Social no contexo da questão social
4-Conclusão
5-Referências
Resumo
O objetivo desse estudo é analisar a tragetória do Serviço Social como profissão no Brasil, no sentido de restabalecer alguns vínculos com as classes sociais que explicam as marcas e desafios que a profissão enfrenta atualmente.
Para melhor entender o significado de serviço social nos marcos impostos à sociaedade brasileira a partir de 1964, torna-se necessário voltarmos na história do serviço social para que possamos entender o sentido das ações profissionais que marcam a profissão na etapa contemporânea, a qual interessa-nos saber em qual monento e em que contexo surgem posturas que podem ser identificadas como posições ¨divergentes¨ daquelas que expressam o pensamento ¨real¨ do serviço social.
Introdução
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação no processo de industrialização e um avanço siginficativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais