As grandes cidades
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE GEOGRAFIA
TELMA LÚCIA FRADE
GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA: ROTEIRO DE ESTUDO II
JOÃO MONLEVADE – MG
2015
TELMA LÚCIA FRADE
GEOGARFIA DA INDÚSTRIA: ROTEIRO DE ESTUDO II
Trabalho apresentado para avaliação processual na disciplina de Geografia da Indústria, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade
Federal de Ouro Preto – UFOP, ministrado pelo
Professor Eliano de Souza Martins Freitas.
JOÃO MONLEVADE – MG
2015
ENGELS, Friedrich. As grandes cidades. “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra”. Edições Afrontamento. Maio de 1975.
O intitulado texto “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra” expõe a história da classe operaria na Inglaterra que se iniciou na segunda metade do século passado com o surgimento das maquinas a vapor e do algodão.
No texto mostra as condições de sobrevivência da classe durante o desenvolvimento industrial decorrente do capitalismo que massacra a classe operária obrigando-os a se submeterem a situações de miséria e desconforto além de receberem baixos salários pelos serviços prestados, moradias precárias e em total abandono e muitas vezes sendo comparados como trabalho e mão de obra e não como homem.
Na realidade são seres humanos que são obrigados a aceitar a disciplina capitalista que têm seus diretos assegurados pela legislação burguesa, que impõe e aplica suas disciplinas e normas, aprisionando trabalhadores,
obrigando-os a serem submissos á suas vontades e sem nenhuma alternativa, os trabalhadores se sentiam forçados a trabalharem de acordo com as condições impostas pelos patrões e mesmo relutantes aceitam o primeiro emprego oferecido pelos capitalistas com jornadas de trabalhos amplas sacrificando homens, mulheres e crianças, que como consequência, ficavam sempre doentes com a execução de tarefas pesadas impostas a elas.
No entanto o foco principal do texto é a situação da classe trabalhadora e suas condições de trabalho na