Os Chineses Batem Recorde De Velocidade Na Constru O Civil Ao Erguer Um Hotel De Luxo Com Um M Todo De Encaixe De Blocos Pr

760 palavras 4 páginas
Os chineses batem recorde de velocidade na construção civil ao erguer um hotel de luxo com um método de encaixe de blocos pré-moldados numa estrutura de aço Com os Jogos Olímpicos de Pequim, há quatro anos, os chineses deram provas da eficiência de sua engenharia. Tanto o parque aquático Cubo d’Água quanto o estádio Ninho de Pássaro se revelaram obras impressionantes.
Agora, a engenharia chinesa volta a surpreender, desta vez com espantosos recordes de rapidez nas construções. Há dois meses, a empresa Broad Sustainable Building inaugurou na província de Hunan o T30, um hotel cinco-estrelas com trinta andares e 358 quartos – erguido em apenas quinze dias.
Esse é o segundo hotel da empresa feito em tempo recorde. Em 2010, o New Ark Hotel, de quinze andares, foi erguido em apenas seis dias, também na China.
O segredo da velocidade na construção é que os prédios são feitos com blocos pré-moldados, encaixados numa estrutura de aço. Os 333 blocos do T30, com 60 metros quadrados cada um, foram montados num galpão ao longo de quatro meses. Neles foram encaixados os sistemas hidráulico, elétrico e de refrigeração de cada um dos andares do prédio, além do piso.
Os módulos foram transportados por caminhões até o canteiro de obras, erguidos por um enorme guindaste e encaixados nas estruturas metálicas como se fossem peças de um brinquedo Lego. A montagem da estrutura de aço e o encaixe dos módulos dos andares ocorreram de maneira ininterrupta por 360 horas, com três turnos de operários.
Não há por que duvidar da resistência do edifício – testes mostraram que ele pode resistir a terremotos de 9 pontos na escala Richter.
Para os chineses, o T30 funciona como um cartão de visita para vender sua tecnologia de construção a jato para outros países. Ao todo, já foram erguidos doze prédios pelo sistema de encaixe modular, onze na China e um no México. O T30 é o maior deles.
Além de tudo, é um “prédio verde”
Os prédios dos chineses erguidos em tempo recorde produzem apenas 0,5% do

Relacionados