Trânsito nas grandes cidades
As grandes metrópoles têm como um de seus maiores desafios à resolução do trânsito em suas ruas e avenidas. O número de automóveis cresce diariamente e a estrutura das grandes cidades não vem acompanhando esse mesmo ritmo decrescimento. Algumas cidades como São Paulo adotaram nos últimos anos medidas como o rodízio e o fim da circulação de caminhões nas principais vias de rodagem, porém o problema persiste.
O desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil é notável, desde o governo de Juscelino Kubitschek que deu início aos incentivos a essas indústrias o número de montadoras, e consequentemente a produção de automóveis cresceram muito. As grandes cidades se viram invadidas pelo crescente número de automóveis que acabaram congestionando todo o trânsito. Junto com o tráfego intenso vieram problemas de poluição causada por esses veículos, também é comprovado que o trânsito é um dos principais causadores de stress na população das grandes cidades que demora muito tempo se deslocando dentro da cidade.
As medidas já tomadas por algumas cidades se mostraram menos eficientes do que o esperado, não basta apenas implantar o sistema de rodízios nas grandes cidades sem investir na melhoria do transporte público. É necessário aumento das frotas de ônibus, e expansão das linhas de trem e metrô passando a oferecer maior mobilidade e alternativas ao cidadão. Atualmente as grandes cidades tem que se adequar aos transportes alternativos como a bicicleta, construindo ciclovias ou destinando faixas especiais para os ciclistas, dando mais uma opção para quem prefere deixar o carro em casa.
O trânsito e todos os problemas causados por ele são assuntos obrigatórios nas ações do poder público, a população deve cobrar maior empenho na solução desses problemas que afetam diretamente a qualidade de vida nas grandes cidades.