As funções do gestor público e os mecanismos de intervenção do estado na atividade economica
O artigo enfoca a importância do gestor público na tomada de decisões. A liderança tem capacidade de influenciar equipes, transformando-as e motivando-as a atingir os objetivos da instituição como um todo. Quando se fala em gestão de pessoas deve-se levar em conta forças importantes que podem motivar ou desmotivar a equipe: as forças que existem no líder, as forças que existem nos subordinados e as forças que existem em toda a situação de comunicação.
A capacidade de liderança seja na área pública ou privada exerce uma grande influência em um ambiente de negócios, indivíduos e grupos de pessoas. O poder de comandar de um líder, quando gestor público, se traduz na busca de atingimento de propósitos inicialmente traçado via missão da organização e estratégias estabelecidas em uma administração pública.
Sem o poder de persuasão que o líder impregna em sua equipe de trabalho, dificilmente os objetivos são alcançados, já é comum à resistência de alguns integrantes do grupo, que geram movimentos contrários à cooperação, inclusive com a presença de conflitos, sendo assim necessárias ações para minimizar as divergências e direcionar estratégias para a colaboração da grande maioria dos funcionários.
2 O PAPEL DO GESTOR PÚBLICO NO PROCESSO DECISÓRIO
Igualmente às empresas privadas, a administração pública também requer a presença marcante do líder. Para se entender o que vem a ser administração pública, recorre-se a conceito genérico, ou seja, “é o conjunto de órgãos do Estado encarregado de exercer, em benefício do bem comum, funções previstas na Constituição e nas leis.” (CENEVIVA, 2002:09).
Pode-se falar de administração pública aludindo-se aos instrumentos de governo, como à gestão mesma dos interesses da coletividade [...]. “Subjetivamente, a administração pública é o conjunto de órgãos a serviço do Estado agindo in concreto para satisfação de seus fins de conservação, de bem estar individual dos cidadãos e de progresso social.” (MEIRELLES,