As fontes: constituição e codificação no brasil século
PROFA. DRA. REGINA CELIA MARTINEZ
QUESTIONÁRIO
Capitulo 1 -SOBRE A HISTORIA DO DIREITO: SEUS METODOS E TAREFAS
1. Diferencie história e história do direito.
R: A historia é só a história, relatos de acontecimentos, só fatos e a história do Direito são os fatos relacionados com as normas jurídicas aplicadas em um período.
2. O que você entende sobre questões de método na história do direito? Comentar.
R: para desenvolver um papel crítico da história é necessário adquirir uma atitude de suspeita permanente e para isto existem alguns métodos. vamos citá-los abaixo:
antes, parte importante, pois não é possível o resumo!
“a história só é história na medida em que não consente nem no discurso absoluto, nem na singularidade absoluta, na medida em que o sentido se mantém confuso, misturado [...] a história é essencialmente equívoca, no sentido de que é virtualmente fatual [episódica, évenementille], e virtualemnte estrutural.” nem a história das estruturas conta tudo, e nem a história dos episódios ou dos grandes feitos.
-suspeita do poder:
tem como objetivo um elemento do poder. o estudo de como é exercida a autoridade formalizada pelo direito.
- suspeita do romantismo:
as histórias geralmente são contadas e relatadas de forma muito romancista e bela. é preciso ficar atento a esses fatos, pois a beleza da história pode camuflar aquilo que de fato seria a mensagem verdadeira, a legítima história. o contrário também pode ocorrer, como por exemplo, os casos que envolvem política, sociologia, filosofia, entre outros aspectos. a história pode ser alterada, portanto é preciso ficar atento.
-suspeitas das continuidades:
o tempo tem como característica sua continuidade, as coisas mudam, as pessoas mudam de costumes, mas dificilmente mudam o vocabulário. hoje é tudo muito diferente do que já foi antes e a tendência é mudar mais ainda, as questões políticas, sociológicas,