As empresas são grandes coleções de processo
“AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS”
De José Ernesto Lima Gonçalves, Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV e Consultor.
Disponível no endereço eletrônico, www.fgvsp.br/rae/artigo/006-019 2
INTRODUÇÃO
O Artigo “As Empresas São Grandes Coleções De Processos”, de José Ernesto Lima Gonçalves, traz uma visão ampla sobre a gestão por processos que está sendo gradativamente implantada nas instituições/organizações, e muitas vezes sendo “mal interpretada” por aqueles que não se adequam a mudança. Os processos englobam varias atividades e funções, o que muitas vezes vem sendo confundidos com o funcionalismo. Dá-se então a definição de processo a todo conjunto de tarefas que recebem as informações mediante a indicadores e que o transformam o resultado final, seja ele um produto tangível ou intangível, para clientes internos ou externos. Portanto, para focar numa gestão por processos é necessário entender que eles são as principais formas de se obter resultados na empresa, e que devem ser investidos e reestruturados para se atingir melhores resultados.
Ao observar a estrutura organizacional, é possível enxergar toda sua departamentalização, e em cada departamento há processos vitais para a organização manter seu bom funcionamento.
Cada processo é inter-relacionado com o outro, sendo primordial o investimento de tempo na reavaliação ou na melhoria continua dos processos, porque se um processo não é eficaz, o cliente, seja interno ou externo, pode perceber os impedimentos em seu funcionamento acarretando a perda de sua competitividade. Portanto, os processos são importantes numa empresa cria a “teia de ligamento”, desde a relação com o cliente, funcionamento interno da empresa e ao