As empresas são grandes coleções de processos
A gestão de processos possui enfoque administrativo aplicado por uma organização que busca a otimização de melhoria da cadeia de seus processos, desenvolvida para atender necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acerto. A excelência do desemprenho e o sucesso no negócio requerem que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas segundo a visão de processos.
Os processos englobam várias atividades e funções, podendo ser definido como todo conjunto de tarefas que recebem as informações mediante a indicadores e que o transformam o resultado final, seja ele um produto tangível ou intangível, para clientes internos ou externos. Esses processos são as principais formas de se obter resultados na empresas e que devem ser investidos e reestruturados para se atingir melhores resultados.
O fluxo dos processos precisa ser mais bem percebido, tornando-os mais visíveis e os resultados palpáveis e para que isso ocorra é necessário uma melhor aplicabilidade da gestão por processos nos setores. Já em escritórios a percepção do fluxo é menos transparente devido às informações serem repassadas com rapidez, fazendo com que a visibilidade do andamento do processo torne-se turva.
As empresas ultimamente estão tentando se adequar à gestão por processos, mas infelizmente não estão obtendo uma visão completa sobre processos, porque só assim a gestão garante resultados significativos. Ainda falta muito entendimento sobre o assunto, para as empresas enfim mudarem e perceberem que os processos e a melhoria deles é fundamental para garantir a competitividade.