As empresas são grandes coleções de processos
O Que São os Processos nas Empresas
Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele com seus desenvolvimento, fornecendo um output a um cliente específico. Formalmente, um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
Essa idéia de processo como um fluxo de trabalho vem da tradição da engenharia. Os inputs podem ser materiais, equipamentos e outros bens tangíveis, mas também podem ser informações e conhecimento. Nessa visão, os processos também têm início e final bem determinados.
O fluxo de trabalho é apenas um dos tipos de processo empresarial além dos quartos modelos básicos de processos empresariais ( Fluxo de material, Série de etapas, Atividades coordenadas, Mudança de estados.) formam um aspecto que abrange desde o mais concreto e objetivo modelo, baseado no fluxo de materiais, até o modelo mais abstrato, que se fundamenta na mudança de estados de um sistema.
Muitas vezes e por diversos motivos, é mais interessante organizar os processos por etapas. É o caso, por exemplo, dos processos de modernização empresarial ou de diversificação de negócios e de projetos de consultoria empresarial. Outros processos organizacionais correspondem a um grupo de atividades que ocorrem ao longo do tempo, como, por exemplo, o processo de estruturação de uma rede de lojas ao longo de 25 anos ou o processo de modernização da indústria bancária e o processo de amadurecimento de uma pessoa.
Os Processos não Fabris nas Empresas Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo de material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele. Atualmente, o trabalho nos