As contribuições da matemática para a Educação Infantil
O bom desempenho da criança nas primeiras séries e sua consequente permanência na escola subentende um cuidadoso trabalho anterior de coordenação motora, percepção visual e auditiva, conhecimentos verbais para comunicar-se e expressar-se, de atenção e capacidade para seguir corretamente instruções, também, e igualmente importante, de atividades que desenvolvam o pensamento lógico.
A Matemática desenvolve na criança o raciocínio lógico e a capacidade de resolver situações-problema, estimulando sua criatividade e sendo útil por permitir que a criança assimile formas, grandezas, números, medidas, contagens, nas situações que cercam sua vida diária.
Segundo Jean Piaget “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”.
Falar em aprendizagem na Educação Infantil é assumir que aprender possui um caráter extremamente dinâmico, exigindo que as ações de ensino se direcionem para que os alunos aprofundem e ampliem os significados que elaboram mediante suas participações nas atividades de ensino e aprendizagem.
É preciso que os professores reconheçam seu importante papel na determinação da qualidade dos programas de Educação Infantil, buscando meios para permitir a melhor forma de utilização da brincadeira e jogos matemáticos no contexto da sala de aula.
AS CONTRIBUIÇÕES DA MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. Elas participam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc.