cuidados de enfermagem quimioterapia, slide
CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE
ENFERMAGEM NA ATENÇÃO À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO II
Tratamento do Câncer: Radioterapia,
Quimioterapia, Hormonioterapia e
Imunoterapia.
Introdução
O câncer é uma doença crônica degenerativa, com evolução progressiva da massa tumoral, que se manifesta por desenvolvimento local ou à distância. A doença inicia por uma mutação espontânea, ou seja, o DNA da célula é alterado pela ação de múltiplos fatores que modificam a estrutura ou a função dos genes.
As modalidades terapêuticas variam de acordo com o tipo e evolução da doença. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.
(VARGAS, 2013)
Radioterapia
Google imagens
A radioterapia é o tratamento localizado que utiliza a radiação ionizante para destruir ou inibir o crescimento de células neoplásicas.
Essa terapêutica pode ser usada de forma isolada, combinada com a cirurgia, com a quimioterapia, ou com ambas. É uma modalidade curativa efetiva para muitas neoplasias. (INCA, 2008; VARGAS, 2013)
Radioterapia
Mas Como a Radiação Ionizante
Ocasiona a Lesão Celular?
Indicações da Radioterapia
É um método de tratamento local e/ou regional, pode ser indicada de forma exclusiva ou associada aos outros métodos terapêuticos. Em combinação com a cirurgia, poderá ser pré-, per- ou pós-operatória. Também pode ser indicada antes, durante ou logo após a quimioterapia.
Google imagens
Google imagens
Efeitos Adversos da Radioterapia
Fadiga
Perda de
Apetite
Reações da pele Os efeitos imediatos são observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, como as gônadas, a epiderme, as mucosas dos tratos digestivo, urinário e genital, e a medula óssea. Eles ocorrem somente se estes tecidos estiverem incluídos no campo de irradiação e podem ser potencializados pela administração simultânea de quimioterápicos.