Gattaca
2 - É possível sim haver uma divisão pelos que poderão pagar pelos testes e os que não poderão, porque fazendo uma analogia com os colégios, os pais que colocarem seus filhos em um colégio particular terão, teoricamente, filhos mais "capazes" e com mais "futuro"; enquanto que os pais que colocam seus filhos em um colégio público terão, teoricamente, filhos menos "capazes" e com um futuro "incerto". Tendo em vista que os pais que tiverem condição de optarem pelas mutações genéticas terão filhos "perfeitos", haverá uma discriminação com aqueles pais que não poderão pagar por isso, e com seus filhos, pois eles estarão longe do padrão genético considerado "perfeito". No entanto, tendo em vista a sociedade que vivemos hoje, vemos uma discriminação não no código genético em si e sim nas consequências que ele traz, como a cor da pele, o fenótipo, as doenças genéticas, o tipo de cabelo, altura, entre outras coisas.
3 – Se sua geração alcançasse a realidade do filme, seria justo discriminar a partir de “imperfeições” genéticas? Qual seria o critério para a “perfeição”? Justifique.
A discriminação, de fato, levando o indivíduo a ser rejeitado e subestimado, por parte da sociedade ou de qualquer outra instituição, não seria justa, mesmo que fosse estabelecido um padrão de perfeição. No entanto, no filme é mostrado uma discriminação