CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Bruno Adolfo Ritter
Acadêmico de licenciatura em matemática
Resumo: Considerando a importância do desenvolvimento humano e do raciocínio lógico-matemático e a dificuldade em ensinar matemática, buscamos expor algumas considerações sobre a interlocução desses conceitos. Assim, tomamos como objeto de estudo, a construção do raciocínio lógico-matemático e o desenvolvimento humano baseados em estudos da psicologia e suas contribuições. O surgimento da Psicologia da Educação Matemática já representa uma busca em tornar o conhecimento de Psicologia eficiente em suas contribuições teóricas para Educação, especificamente em Educação Matemática.
Palavras chaves: Desenvolvimento, psicologia, educador, matemática.
Introdução
Este estudo teórico se insere nas discussões sobre as relações entre Psicologia e Educação Matemática. O objetivo do estudo é a compreensão dos fenômenos ligados ao ensino/aprendizagem da Matemática tendo por foco as relações entre os saberes científicos e escolares da Matemática. Trata-se um enfoque que aborda as relações dialéticas entre Psicologia e Educação Matemática, analisando e refletindo sobre as contribuições da Psicologia na formação do educador matemático. Pretende-se investigar o papel da Psicologia na formação do educador matemático, com a finalidade principal de contribuir para reflexões sobre o desafio de ter um novo método para o ensino de Matemática.
O que é psicologia?
Ciência que estuda o comportamento do ser humano e seus processos mentais. A psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, ou seja, o estudo dos processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência, etc. A psicologia foi por muito tempo confundida com a filosofia, porém só apartir do fim século XIX que a psicologia passou a ser diferenciada da filosofia, foi onde surgiu a