cbnh cghn

656 palavras 3 páginas
A Região Sudeste é a mais rica e populosa do Brasil. Seus estados são: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A região faz divisa com a região Nordeste ao norte, com o oceano Atlântico ao leste, ao sul com a região Sul, e a oeste com a região Centro-Oeste. Apesar de ser a região mais populosa do país, possui densidade demográfica de 84,21 hab./km² e ocupa apenas 11% do território nacional.
Clima da Região Sudeste
A Região Sudeste apresenta vários tipos de clima: tropical, tropical de altitude, subtropical, litorâneo úmido e semiárido. O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Apresenta temperaturas altas, com média de 22ºC, e duas estações bem marcadas: o verão que é marcado pelas chuvas, e o inverno que é seco.

O tropical de altitude predomina as partes mais altas do relevo e mantém temperatura média amena, em torno dos 18ºC. O clima Subtropical é marcado por chuvas bem distribuídas durante todo o ano, com temperatura média de 17ºC, predomina na região sul do estado de São Paulo.

No norte de Minas Gerais predomina o clima semi-árido, com estação seca bem destacada que pode durar até mais de cinco meses. As menores temperaturas registradas na região da Serra da Mantiqueira, que está localizada na divisa de Minas Gerais com os estados de Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.
Aspectos Culturais da Região Sudeste
As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como:

Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia e ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. É a luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos

Relacionados