AS CONSEQUÊNCIAS DA MODERNIDADE DE ANTHONY GIDDENS
VIVIANE APARECIDA PACHECO
AS CONSEQUÊNCIAS DA MODERNIDADE DE ANTHONY GIDDENS
VIVIANE APARECIDA PACHECO
AS CONSEQUÊNCIAS DA MODERNIDADE
Trabalho apresentado ao curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí – campus Kobrasol, referente a disciplina de CIÊNCIA POLÍTICA ministrada pelo professor Roberto Wohlke.
São José/SC
AGOSTO/2014
As conseqüências da modernidade
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. Tradução de Raul Fiker - São Paulo, Editora: Unesp, 1991.
OBJETIVOS DO TEXTO
O foco do livro são as conseqüências da modernidade, é possível tirar conclusões a partir dele que a modernidade trouxe muitas mudanças nas sociedades em geral, que apesar de seus benefícios como os avanços tecnológicos também trouxe características ruins ao meio-ambiente e aos trabalhadores. O surgimento do relógio mecânico foi uma importante descoberta para a sociedade moderna.
Na modernidade é que surgiram as fichas simbólicas, que seria o dinheiro e teria como função principal a troca de mercadorias, no mundo moderno as pessoas se tornaram muito mais reflexivas com seu próprio eu em busca de soluções na tecnologia e também houve a criação dos sistemas peritos que trouxeram segurança graças às suas organizações materiais. A modernidade se desvinculou da crença em Deus. Os feixes organizacionais que movem essa nova sociedade são o industrialismo e o capitalismo,, e esse último está mais associado à sociedade moderna do que à pré-moderna porque esta está muito mais organizada politicamente, a segurança e o combate à violência são mais algumas características dessa nova sociedade.
A globalização também é algo discutido no texto, as formas como os Estados se relacionam entre si e a teoria do sistema mundial são colocadas como uma forma de discussão acerca da globalização. As