Fichamento GIDDENS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR: ROBERTO WOHLKE
ficha resumo/analítica
1. AUTOR DO FICHAMENTO –
2. Referencia Bibliográfica do texto fichado:
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 1991, p.11-113.
3. Especificação do referente:
Fases da Modernidade, características e consequências.
4. Resumo do texto:
O autor Anthony Giddens fala sobre a modernidade, pré-modernidade e pós-modernidade. Sobre as causas e efeitos que trouxeram. Ele comenta sobre as culturas, tradições, características e consequências na sociedade atualmente.
1. MODERNIDADE
1.1 PRÉ-MODERNIDADE: As pessoas estimavam seus horários com base no seu dia-a-dia e nas ações naturais do tempo. O cálculo do tempo que constituía a base da vida cotidiana, certamente para a maioria da população, sempre vinculou tempo e lugar - Ninguém poderia dizer a hora do dia sem referência a outros marcadores sócioespaciais: ‘quando’ era quase, universalmente, ou conectado a ‘onde’ ou identificado por ocorrências naturais regulares. (GIDDENS, p. 25).
1.2 MODERNIDADE: A modernidade tem uma inter-relação com a tradição e a cultura da sociedade, sendo ligada ao tempo e ao espaço. ‘‘“modernidade’’ refere-se a estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influencia” (p. 11).
Giddens fala sobre as Descontinuidades do mundo Moderno, a desorientação das pessoas e a falta de segurança que as mesmas têm, tendo que conviver com riscos e precisando confiar em tudo.
1.3 PÓS-MODERNIDADE: Está associada com o fim da história. Giddens fala sobre a pós-modernidade e crítica a forma que as coisas estão se encaminhando. “Em vez de estarmos entrando num período de pós-modernidade, estamos alcançando um período em que as consequências da modernidade estão se tornando mais radicalizadas e