fichamento capítulo 1- Sociologia Antony Giddens
833 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE DE SOROCABACURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR
FICHAMENTO DO LIVRO “SOCIOLOGIA”
ANTHONY GIDDENS
Gabriele Santos de Souza 2º CSA B
SETEMBRO/2014
SOROCABA
“A Sociologia é o estudo da vida social humana, grupos e sociedades. É uma tarefa fascinante e constrangedora, na medida em que o tema de estudo é o nosso próprio comportamento enquanto seres sociais. A esfera de ação do estudo sociológico é extremamente abrangente, podendo ir da análise de encontros casuais entre indivíduos que se cruzam na rua até a investigação de processos sociais globais.” (Página 2).
“Estudar Sociologia não pode ser simplesmente um processo rotineiro de acumulação de conhecimentos. Um sociólogo é alguém capaz de se libertar do quadro das circunstâncias pessoais e pensar as coisas num contexto mais abrangente.” (Página 2).
“A imaginação sociológica permite-nos ver que muitos fenômenos, que parecem dizer respeito apenas ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas. “ (Página 4).
“Nós possuímos, e criamos, a nossa própria individualidade. É tarefa da Sociologia investigar as relações entre o que a sociedade faz de nós e o que nós fazemos de nós próprios. O que nós fazemos tanto estrutura o mundo social que nos rodeia como, simultaneamente, é estruturado por esse mesmo mundo social.” (Página 5).
“As sociedades humanas nunca deixam de estar em processo de estruturação. Elas são reconstituídas a todo o momento pelos vários blocos que as compõem – seres humanos como nós.” (Página 5).
“A Sociologia debruça-se sobre nossas vidas e o nosso próprio comportamento, e estudar-nos a nós próprios é a mais difícil e complexa tarefa que podemos empreender.” (Página 6).
“A Revolução Francesa de 1789 representou o triunfo das ideias e valores seculares, como a liberdade e a igualdade, sobre a ordem social tradicional. Foi o início de um movimento dinâmico e intenso que a partir de então se espalhou pelo globo, tornando-se algo inerente ao mundo moderno.” (Página 6).
“A Revolução