literatura
O livro “ Jane Eyre” da autora Charlotte Bronte Relata a história de uma garota pobre e órfã , tendo já desde criança uma aparência não agradável para os padrões britânicos daquela época, sua dignidade e moralidade eram transparente. Era por si só , uma garota ríspida: Não tinha classe e nem a delicadeza necessária para isso. Proclamava seus direitos em uma rigorosa diplomacia.
Uma obra reconhecida por estender uma forte literatura vitoriosa , Jane Eyre mostra os aspectos relativos femininos totalmente inferiores entres os valores morais e sociais da história britânica. Sendo uma narrativa direta,abre muitos espaços explorados pela religião cristã e o livre arbítrio dos personagens , opondo-se ao estados primitivo que se encontrava toda a região britânica.
Sua infância não era e é desejável a nenhuma criança: seus pais morreram, fazendo com que ela morasse com sua tia e seu tio. Infelizmente Jane era o tipo de criança que conduzia um caminho solitário , não havia amigos , muito menos o amor de uma tia ou de família. Foi rapidamente levada a um orfanato após a falência de seu tio ,crescendo uma criança revoltada,teve seus momentos de perturbações sobrenaturais.
Apesar de não ser fisicamente o padrão da mulher que a sociedade pretendia, Jane era encantadora por seus princípios e atitudes, que se encontrava totalmente perdida e fora de seu tempo real. Preferia continuar impondo seu direito de que sobreviver ao mundo vasto.
Confrontada por seus próprios sentimentos se descobre apaixonada por alguém totalmente diferente de si : Edward. Não havia química , não havia semelhanças.Suas classes e riquezas eram totalmente diferente , porém , algo misterioso os unia. Jane seria a típica mulher moralista-vista de maus olhos pela sociedade, ao contrário de Edward , que era um homem honesto e calmo, porém agressivo. Em meio de tantas diferenças descobriram semelhanças , o que tornavam um casal britânico “feio” ser bonito pela sua espiritualidade e sarcasmo.