FICHAMENTO GIDDENS
1. AUTOR DO FICHAMENTO:
Arthur Ferreira Mendes
2. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA DO TEXTO FICHADO:
GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. In: GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. 5. ed. São Paulo: Unesp, 1991. p. 8-100.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE:
4. RESUMO DO TEXTO:
1.0 O que é modernidade ?
“O que émodernidade? Como uma primeira aproximação, digamos simplesmente o seguinte:"modernidade" refere-se a estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influência. Isto associa a modernidade a um período de tempo e a uma localização geográfica inicial, mas por enquanto deixa suas características principais guardadas em segurança numa caixa preta.”(Giddens, 1991, pág 8)
1.2 Transição da pós-modernidade.
“Uma estonteante variedade de termos tem sido sugerida para esta transição, alguns dos quais se referem positivamente à emergência de um novo tipo de sistema social (tal como a "sociedade de informação" ou a "sociedade de consumo"), mas cuja maioria sugere que, mais que um estado de coisas precedente, está chegando a um encerramento ("pós-modernidade", "pós-modernismo", "sociedade pósindustrial", e assim por diante). Alguns dos debates sobre estas questões se concentram principalmente sobre transformações institucionais[...]”(Giddens, 1991, pág 8).
2.0 As Descontinuidades da Modernidade.
“Os modos de vida produzidos pela modernidade nos desvencilharam de todos os tipos tradicionais de ordem social, de uma maneira que não tem precedentes. Tanto em sua extensionalidade quanto em sua intensionalidade, as transformações envolvidas na modernidade são mais profundas que a maioria dos tipos de mudança característicos dos períodos precedentes.”(Giddens, 1991, pág 10)
2.1 Mudanças ocorridas
“Mas as mudanças ocorridas durante os últimos três ou quatro séculos — um diminuto período de tempo histórico — foram tão dramáticas e
tão