fichamento livro Giddens
1.
AUTOR DO FICHAMENTO –
Ramon Luiz Neumann
2.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA DO TEXTO FICHADO:
Giddens, Anthony, 1938- As consequências da modernidade
3.
ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE:
Resumir os capítulos 1 e 3 de forma que se possa entender e relacionar as consequências da modernidade com a ciência política.
4.
RESUMO DO TEXTO:
Cap.1 INTRODUÇÃO
Na introdução Giddens explica oque é em sua concepção o modernismo, que na visão dele é um estilo de vida adotado pela sociedade atual, surgiu na Europa no sec. XVII e segundo ele esta prestes a chegar ao fim. Muitos pensadores acham que a nova era deveria ser caracterizada como sociedade da informação ou outros nomes que podem ser associados com essa nova geração, mas Giddens vê essa nova era como pós-moderna, ou seja, a sociedade que vem depois do modernismo.
AS DESCONTINUIDADES DA MODERNIDADE
Segundo Giddens a sociedade moderna, com seu modo de vida nada sustentável, se afasta muito da ordem social tradicional, com a visão de que sempre é preciso mais para ser melhor, ele também mostra que essa visão foi “embaçada” pela teoria evolucionista da era moderna, já que todos os modernos não tem a visão das gerações passadas sobre esse tema. Seu pensamento mostra que é preciso desconstruir esse pensamento evolucionista moderno, para que se possa ter uma visão ampla do assunto assim podendo o debater.
SEGURANÇA E PERIGO, CONFIANÇA E RISCO.
Para Giddens a sociedade moderna tem duas faces, ela criou instituições para garantir a segurança, a liberdade, conforto e harmonia das pessoas que nela convivem mas ao mesmo tempo acabou criando um sistema econômico no qual o pobre sempre está em desvantagem perante a sociedade, deu origem ao trabalho moderno no qual o operário é submetido a trabalhos repetitivos que exigem muito esforço e também proporcionou um meio para haver guerras em massas e nucleares que podem acabar com o mundo.
SOCIOLOGIA E MODERNIDADE