Consequencias da Modernidade - Anthony Giddens RESUMO
- A modernidade como qualquer um que vive no final do séc. XX pode ver, é um fenômeno de dois gumes. (dois lados) (p. 16)
- Max Weber era o mais pessimista entre os três patriarcas fundadores, vendo o mundo moderno como um mundo paradoxal onde o progresso material era obtido apenas à custa de uma expansão da burocracia que esmagava a criatividade e a autonomia individuais. (p. 17)
- não se sabia que as “forças de produção” teriam um potencial destrutivo de larga escala em relação ao meio ambiente material.(p. 17)
- Nenhum dos fundadores clássicos da sociologia deu atenção sistemática ao fenômeno da “industrialização da guerra”, a ameaça de confronto nuclear, e do conflito militar, formam uma parte básica do “lado sombrio da modernidade” no século atual. (p. )
- Sociologia das instituições modernas: A primeira diz respeito ao diagnostico institucional da modernidade; a segunda tem a ver com o foco principal da analise sociológica, a “sociedade”; a terceira se relaciona as coneções entre conhecimento sociológico e as características da modernidade as quais se refere este conhecimento. (p. 20)
- Para autores influenciados por Marx, a força transformadora principal que modela o mundo moderno é o capitalismo. (p. 20)
- Para Durkheim era o impulso de uma complexa divisão de trabalho, aproveitando a produção para as necessidades humanas através da exploração industrial da natureza. (p. 20)
- A modernidade sugiro, é multidimensional no âmbito das instituições, e cada um dos elementos especificados por estas varias tradições representam algum papel. (p. 21)
- O conhecimento