Resenha critica as consequências da modernidade
Giddens, Anthony. As consequências da modernidade.Tradução de Raul Fiker. Editora UNESP, 1991. 180 pg. –(biblioteca básica). -5ª Tiragem.
São abordadas no livro, as transformações sociais, junto ao crescimento tecnológico e as mudanças desencadeadas. Conscientizando a todos sobre as consequências da modernidade em que estamos vivendo.
Neste trabalho de características teóricas rigorosas e inovadoras, o autor oferece uma nova e provocativa interpretação das transformações sociais associadas à modernidade e argumenta que ainda não vivemos em um mundo pós-moderno.
O autor trata o livro como um ensaio análogo dividido em seções ao invés de capítulos, pois assim ele consegue desenvolver e defender seus argumentos fazendo uma ligação entre os sub - assuntos abordados. Tudo foi escrito em primeira pessoa, o que facilita na exposição e o objetivo de sua ideia.
A abordagem do livro sobre a modernidade é incrivelmente apropriada, como o livro já possui mais de 20 anos, o que o autor descreve parece uma previsão do que estamos vivendo hoje. Apesar de usar a primeira pessoa como o narrador e de muitos arrodeios de fundamentos teóricos, o autor acrescenta a cada fim de tese, um resumo sucinto e autoexplicativo sobre sua ideia central. Suas justificativas e explicações sobre a modernidade são bem aplicadas.
Uma das consequências destacadas é a descontinuidade que afasta instituições modernas das tradicionais. Dentre elas, está o ritmo acelerado da mudança, tanto na área tecnologia, como na educação e consequentemente em nossas mentes e nossos comportamentos. Pois astransformações sociaisadentram,através das tecnologias,em todo o planeta.É abordado ainda a questão da segurança e perigo, confiança e risco, focando a submissão do homem em ao seu trabalho e regras socialmente impostas, o totalitarismo e a industrialização da guerra.
A sociologia e modernidade, discutido no livro, propõem pensamentos de grandes sociólogos que