As características da educação
AS CARACTERISTICAS DA EDUCAÇÃO (EDUCAÇÃO JESUÍTICA, EDUCAÇÃO NOVA, PERÍODO MILITAR, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA).
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Processo Educativo no Contexto Escolar sob orientação da professora Vilze Vidotte Costa.
ARAÇATUBA
2010
QUADRO COMPARATIVO
Educação Jesuítica Educação Nova
1-Os Jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo.
2-Catequizar e instruir os nativos, assim como a população que para cá se transferia ou fora transferida,nas quatro décadas que já se haviam passado desde o descobrimento.
3-A educação profissional voltada para o trabalho manual, sempre muito elementar em razão das técnicas rudimentares de trabalho, era conseguida através do convívio, no ambiente de trabalho, de índios, negros ou mestiços, que formavam a maioria da população colonial. 1-A revolução de 1930 foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista de produção. A acumulação de capital, do período anterior, permitiu que o Brasil pudesse investir no mercado interno e na produção industrial (Piletti,2000).
2- Em 1932, um grupo de 26 educadores lançou o manifesto dos pioneiros da Educação Nova que foi redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores da época.
3-Em 1934 a nova constituição (a segunda da República) dispõe, pela primeira vez, que a educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos, por iniciativa do governador Armando Salles de Oliveira. A primeira a ser criada e organizada segundo as normas estatutos das Universidades Brasileiras de 1931(Piletti,2000)
Educação Militar Pedagogia Histórica - Critica
1º Em 1964, um golpe militar aborta todas as iniciativas de revolucionar a educação brasileira, sob o pretexto de que as propostas eram ”comunizantes e