Diálogo diário de segurança dds
A solda gera uma série de riscos para a saúde que requerem proteção adequada.
A solda elétrica gera radiações não ionizantes conhecidas como infravermelho e ultravioleta. Estas radiações causam desde simples aquecimento e queimadura na pele até sérias queimaduras, principalmente nos olhos.
Por este motivo é que o soldador e o seu auxiliar devem se proteger adequadamente usando:
Blusão de raspa, luva de raspa, perneira de raspa, garro de algodão (couro cabeludo):
Óculos de segurança (lentes claras transparentes) sob a máscara de solda (inclusive seu auxiliar): lentes filtrantes de tonalidade adequadas (10,12 ou 14): no campo e no pipe shop a máscara de solda deverá estar conjugada ao capacete de celeron.
As mãos na frente dos olhos não evitam queimaduras causadas pelas radiações da solda.
Botina de vaqueta com biqueira de aço:
Coloque anteparos (biombos) para evitar que outras pessoas tenham seus olhos feridos pelos reflexos da solda.
Dependendo do tipo de solda do metal que se está soldando e das condições ambientais há a geração de uma série de riscos para a sua respiração, tais como poeiras em suspensão, gases nitrosos, ozona, fumos metálicos, etc. Por este motivo as seguintes precauções devem ser tomadas:
Use uma proteção respiratória adequada: respirador combinado (filtro químico e mecânico) ou sistema de ar mandado (ambientes confinados ou atmosferas perigosas), conforme o caso.
Providencie uma boa ventilação e exaustão para se evitar a inalação de gases, vapores e fumos perigosos.
Antes de iniciar soldas em locais que tenham gases vapores e produtos perigosos peça para que se faça uma avaliação de explosividade ou concentração de contaminantes.
Não inicie soldas próximo de inflamáveis, combustíveis, pinturas, sem esquemas de prevenção (afastar ou cobrir os combustíveis, abrir hidrantes com jato tipo neblina, definir prioridade de tarefas, etc.).
Evite focos de incêndio:
Mantenha sempre um extintor de