Características da Educação infantil
*No final do século XIX e no decorrer do Século XX, que aconteceram, na
Europa e nos Estados Unidos da América, mudanças significativas no campo educacional. A instituição das escolas laicas finalmente marcou a ruptura do domínio da Igreja sobre a educação, efetivando as intenções da burguesia liberal. (Almeida, 2001).
*Foi nesse período também que surgiu um grande movimento denominado de
“movimento das escolas novas”.
*Um outro teórico importante nesse mapeamento do século XX é John Dewey
(1859-1952), precursor da escola ativa e progressista e considerado um dos mais importantes teóricos da educação americana. Ele considerava o método científico como a base para o trabalho em sala de aula, de tal maneira que o conhecimento fosse trabalhado de forma experimental e compartilhado socialmente desde a infância, de modo a tornar o conhecimento um bem comum.
*Montessori (1870-1952), médica italiana, foi a única mulher que se destacou dentre os teóricos até agora citados. Considerada uma das mais importantes representantes dessa mudança radical que se deu na escola com relação à concepção de ensino e aprendizagem, era profunda estudiosa de filosofia e psicologia. Seu envolvimento com a educação da criança pequena data de 1907, quando fundou em Roma a primeira “Casa dei Bambini”, para abrigar, aproximadamente, cinqüenta crianças normais carentes, filhas de desempregados.
(Almeida, 2001, p. 9).
*Freinet, também no século XX, outro francês estudioso da temática vai resgatar a esperança na criança em fazer frente à corrupção adulta. Ele foi um crítico da escola tradicional e das escolas novas. Foi criador, na França, do movimento da escola moderna. Seu objetivo básico era desenvolver uma escola popular. *Jean Piaget (1896 – 1980) foi o criador da “Epistemologia Genética” 9, cujos estudos estiveram preocupados em investigar como se dava a construção do conhecimento no campo social,