Características da educação
Desde os primórdios da humanidade foi verificado que as diversas civilizações existentes, utilizavam modos diferentes para passarem seus conhecimentos. Criando assim os primeiros moldes da educação e assim diferenciando cada civilização e sua época.
Os povos primitivos viviam em tribos, onde suas relações eram igualitárias e com isso foi-se desenvolvendo as técnicas especializadas para os diversos ofícios criados, tendo como um maior desenvolvimento a agricultura, pastoreio e o comercio dos produtos restantes do que foi criado para a subsistência.
Com todas essas mudanças, a sociedade foi se transformando de acordo com o que lhe eram ensinados. Tendo assim a divisão dos povos e suas civilizações.
1) REVOLUÇÃO NEOLÍTICA:
O período neolítico é conhecido como a Idade da pedra lascada, onde se caracteriza por grande e verdadeira revolução cultural. O desenvolvimento da agricultura e pastoreio fez com que o grupo humano abandonasse a vida nômade e se fixassem num local para o desenvolvimento de suas tarefas.
Esses povos começaram a desenvolver utensílios de pedra polida, cerâmica e cestarias, para que pudessem auxiliar e facilitar sua vida no campo. Com o tempo, foram aprendendo a utilizar metais como o bronze e o cobre. Suas artes foram cada vez mais sofrendo modificações, podendo assim dizer que ficaram mais refinadas. Com isso a necessidade de desenvolverem o saber foi sendo gerada, criando então uma forma de escrita para que pudessem passar seus conhecimentos.
Com o desenvolvimento dessas civilizações as áreas próximas aos rios eram as mais procuradas, pois lá o solo era mais fértil para a plantação e seus desenvolvimentos eram mais viáveis.
Assim a criação das cidades da Mesopotâmia ( que eram as margens dos rios Tigre e Eufrates), Egito ( a margem do Rio Nilo), a Índia (banhados pelos rios Indo e Ganges) e a China (que possuíam os rios Yangtsé e Hoang-Ho), foram nomeadas pelos os estudiosos como civilizações