Características da educação Medieval
A idade media na historiografia contemporânea caracterizados por séculos obscuros onde a uma regressão da civilização marcada por fidelidades de escravidão e também por migrações de povos, por conflitos de etnias, por explosões de pauperismo. Foi a época da formação da Europa cristã e da gestação dos pré- requisitos do homem moderno. A idade Média é o tempo do cristianismo e da Igreja, mas também a época dos povos e dos ideais comuns da Europa.
A Idade Média tornou se uma época de claros-escuros, uma época de complexa transformação, uma época de importância crucial, mas dotada também de um exempla coesão ideal, que a marca de maneira bastante nítida e também positiva, enquanto anima de espírito comunitário e popular, articulado em torno dos princípios de um cristianismo vivido e difuso.
A formação da Europa e a consciência cristã foi o produto de uma série de guerras e invasões ligadas a colonização Germânica e à conquista Muçulmana. A igreja foi o palco fixo por trás do qual se moveu toda a história da idade média e impulsionou o desenvolvimento, a Europa nasceu cristã e se intensificou de modo a colocar as prioridades da igreja em tudo que faziam. Da Igreja parte os modelos educativos e as praticas de formação, organiza-se as instituições ad hoc e programam-se as intervenções, como também nela se discutem tanto as praticas como os modelos. Parte da Idade Média o dualismo social das teorias e das práxis educativas, como tinha sido no mundo antigo. A escola que nós conhecemos hoje é fruto da Idade Média sua estrutura ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedências e que deve responder pela sua atividade à Igreja ou a outro poder , vem da Idade Média também alguns conteúdos culturais da escola moderna e até mesmo contemporânea: o papel do latim; o ensino gramatical e retórico da língua; a imagem da filosofia, como lógica e metafísica.
O imaginário cristão e a Educação aristocracia e