Resumo - discurso
* Numa interação verbal entre dois sujeitos, o orador deve-se levar em consideração as características que o ouvinte possui, para determinar a escolha do gênero para realização deste discurso, os procedimentos de estruturação e da seleção dos recursos linguísticos, porém, na maioria das vezes, é durante o processo de produção que as escolhas são feitas nem sempre de maneira consciente.
* A produção do discurso manifesta-se linguisticamente por meio do texto, uma sequência verbal formada por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência.
* O texto é um produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo, e pode ser compreendido como uma unidade significativa global.
* Todo discurso se relaciona com outro, anteriormente produzido, e esta relação entre texto produzido e os outros textos é que se tem chamado intertextualidade.
* Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas. Esses gêneros são determinados historicamente constituindo formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis da cultura, e se caracterizam por três elementos:
1 - Conteúdo temático > o que é ou pode tornar-se dizível por meio do gênero.
2 - Construção composicional > estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero.
3 – Estilo > configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor: conjuntos particulares de sequencias que compõem o texto, etc.
A noção de gênero refere-se, assim, a famílias de textos que compartilham características comuns, embora heterogêneas, como visão geral da ação á qual o