artigo triac
g.caselli@hotmail.com
Unidade Curricular: Instrumentação.
Professor: lincon.
Resumo
Triacs são dispositivos semicondutores da família dos Tiristores, constando basicamente de 4 camadas de materiais N e P. Por esse motivo, eles também são denominados "diodos de quatro camadas" sendo capazes de conduzir a corrente nos dois sentidos.
Palavras-chave: Triac, Tiristores.
Introdução
Serão apresentadas algumas funcionalidades, vantagens e desvantagens, bem como figuras ilustrativas.
Desenvolvimento
Os TRIACs são dispositivos semicondutores da família dos Tiristores, sendo capazes de conduzir a corrente nos dois sentidos. Com um TRIAC é possível controlar correntes alternadas intensas a partir de sinais externos relativamente fracos que podem ser gerados por sensores, circuitos de todos os tipos ou chaves de baixa capacidade de corrente. São usados no controle de equipamentos que tenham motores ou cargas alimentadas pela rede de energia. Eles podem, em muitos casos, substituir os relés.
O TRIAC
O TRIAC é um dispositivo semicondutor de quatro camadas da família dos tiristores, tendo a estrutura básica mostrada na figura 1.
Um TRIAC apresenta a curva característica mostrada na figura 2.
.
Vantagens e Desvantagens
Quando usados como relés, os empregados apresentam tanto desvantagens como vantagens em relação aos relés de contatos mecânicos.
As vantagens:
Não há repique: Quando os contatos de um relé abrem ou fecham, eles levam uma fração de segundo para completar esta operação, e durante este intervalo fortes variações da corrente podem ser geradas. Em cargas fortemente indutivas, estes repiques podem causar a geração de pulsos de alta tensão, e em muitos circuitos também são geradas interferências eletromagnéticas (EMI), conforme exemplifica a figura 3. Num TRIAC o estabelecimento da corrente ou sua interrupção ocorrem de forma constante.
Não há formação de arco: Nos relés de contatos mecânicos que