eletronica de potencia
Nomes:
André Guerra
Elcio Leite
Guilherme Gilli
Rafael Reigota
Fatec - Tatuí
2013
UJT:
O UJT é um tipo de transistor que exemplifica consideravelmente os circuitos osciladores,disparadores e temporizadores. O encapsula mento do UJT tem a forma de um transistor comum, entretanto, suas características elétricas são completamente diferentes. Ele é um gerador de pulsos estreitos de alta potência e de curta duração. Assim, pode ser usado tanto em circuitos de chaveamento como em osciladores.
Uma das principais aplicações do UJT é como oscilador de relaxação. Na Fig4a quando a alimentação é ligada a primeira vez, o capacitor se encontra descarregado, logo VC = VE = 0, portanto o UJT estará cortado ( IE =0). Nessas condições o capacitor começa a se carregar através de R, tendendo a tensão nele para +VCC com constante de tempo = R.C.
Quando VC = VP = = 0,7V+ .VBB o UJT dispara fazendo o capacitor se descarregar através do UJT e da resistência RB1. Quando VC cair abaixo de VV o UJT corta e C volta a se carregar , e o ciclo se repete.
TRIAC:
Os TRIACs são dispositivos semicondutores da família dos Tiristores, sendo capazes de conduzir a corrente nos dois sentidos.
Com um TRIAC é possível controlar correntes alternadas intensas a partir de sinais externos relativamente fracos que podem ser gerados por sensores, circuitos de todos os tipos ou chaves de baixa capacidade de corrente.
No entanto, como todo o semicondutor de ação rápida existem algumas características que devem ser consideradas quando se usa um TRIAC numa aplicação e que podem implicar em diferenças quando comparamos este tipo de dispositivo a um relé comum de contatos mecânicos ou mesmo a uma chave comutadora manual. Para disparar o TRIAC existem 4 possibilidade ou 4 modos que dependem do quadrante em que ele vai funcionar, conforme mostra a tabela:
As sensibilidades nos diferentes modos de operação variam,