Aspirador eletrônico
Uma das grandes vantagens para o projetista moderno está na possibilidade de contar com projetos praticamente prontos, desenvolvidos pelos fabricantes dos componentes. Eles são os Reference Designs ou Projetos de Referência, que já incluem praticamente tudo que o produto precisa, além de alguns serem testados antes da divulgação. Veja agora um que pode ser interessante, seja pela sua atualidade, seja pela possibilidade de criar produtos que estão bem dentro das necessidades atuais do mercado.
Em seu Application Note AN10496 a NXP, empresa fundada pela Philips, descreve uma interessante aplicação para o microcontrolador P89LP901. Trata-se de um aspirador de pó eletrônico, onde o microcontrolador serve para controlar o funcionamento do motor através de um TRIAC. A mesma aplicação pode servir de base para outros aplicativos que tenham motores como furadeiras elétricas, liquidificadores, ventiladores e muito mais. Neste artigo mostramos como é feito o controle do motor.
Nas aplicações modernas que fazem uso de motores alimentados pela rede de energia é comum que o controle desses motores seja feito com recursos eletrônicos, basicamente utilizando TRIACs.
No entanto, a tendência atual é que o desempenho de tais controles seja otimizado com o emprego de microcontroladores. Os microcontroladores podem disparar os TRIACs no ponto certo, evitando diversos problemas como ruídos e interferência, melhor aproveitamento da energia e muito mais.
No caso específico deste artigo, em que se utiliza o P89LPC901 da Philips, descreve-se um projeto de referência de um aspirador de pó. A idéia é fazer com que o microcontrolador forneça ao TRIAC os sinais que possibilitem controlar a velocidade do motor.
O uso do microcontrolador evita alguns problemas comuns nos sistemas não eletrônicos ou mais simples, que se baseiam em componentes discretos como, por exemplo, a elevada corrente de partida, a produção de harmônicas em motores com potências