A importancia do Ato de Ler MTC adina
1413 palavras
6 páginas
AGESFACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM NUTRIÇÃO
ADINADAB SEBASTIÃO DA SILVA LIMA
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM
Fichamento apresentado no curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico no 1º período, sob orientação do Prof. Allan Ulisses.
Paripiranga
Setembro de 2014
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez,1889.
RESUMO
Publicado pela Editora Cortez em 1889, o livro A importância do ato de ler, foi escrito por Paulo Freire que nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife – Pernambuco, pertencia a uma família de classe média. Com o agravamento da crise econômica mundial iniciada em 1929 e a morte de seu pai, Freire passou a enfrentar dificuldades econômicas. Formou-se em direito, mas não seguiu carreira, encaminhando a vida profissional para o magistério. Suas ideias pedagógicas se formaram da observação da cultura dos alunos - em particular o uso da linguagem - e do papel elitista da escola. Em 1963, em Angicos (RN), chefiou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. No ano seguinte, o golpe militar o surpreendeu em Brasília, onde coordenava o Plano Nacional de Alfabetização do presidente João Goulart. Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Também deu aulas nos Estados Unidos e na Suíça e organizou planos de alfabetização em países africanos. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e, entre 1989 e 1991, foi secretário municipal de Educação de São Paulo. Freire foi casado duas vezes e teve cinco filhos. Foi nomeado doutor honoris causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Morreu em