Relat Rio 7 Equil Brio Qu Mico
FACEN – Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza
Curso de Química Licenciatura
Ácidos e Bases. Escala pH
Irenice M. dos Santos
Piracicaba – SP
2014
Ácidos e Bases. Escala pH
Objetivos - Identificar e preparar algumas bases e alguns ácidos em laboratório; - Verificar algumas propriedades dos ácidos e das bases; - Verificar a ação de indicadores ácido-base; - Identificar o meio pelo pH.
Introdução
Os ácidos e bases são importantes em inúmeros processos químicos que ocorrem ao nosso redor, desde processos industriais até processos biológicos, desde reações no laboratório até aquelas em nosso ambiente.
Dentre os primórdios da química experimental, os cientistas identificam ácidos e bases por suas propriedades características. Os ácidos têm sabor azedo e fazem com que determinados corantes mudem de cor. A palavra ácida vem do latim acidus, que significa azedo ou adstringente. As bases, por outro lado, têm sabor amargo e dão impressão de ser escorregadias. A palavra base vem do inglês arcaico debase, significa abaixar o valor de alguma coisa.
As propriedades dos ácidos e das bases foram inicialmente identificadas pelo estudo de soluções de ácidos e bases em água, que levaram às definições de Arhenius de ácidos e bases.Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Bronsted propôs que um ácido é um doador de prótons e uma base é um receptor de prótons. A mesma definição fora proposta pelo químico inglês Thomas Lowry, e a teoria baseada nelas é amplamente conhecida como a teoria de Bronsted-Lowry de ácidos e bases.
Uma maneira de identificar se uma solução é ácida ou básica é através do uso do indicador ácido-base que quando é adicionada a solução tem a propriedade de mudarem de cor dependendo do pH do meio. Desse modo, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico.
A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os