contole de potencia com triac
O dimmer ou controle de potência de estado sólido que apresentamos neste artigo pode ser de grande utilidade para os leitores que necessitam deste tipo de circuito.
Com a capacidade de controlar cargas de até 16 ampères conforme o Triac escolhido ele pode ser usado com aparelhos pequenos como lâmpadas, abajures e ventiladores até grandes como aquecedores de ambientes, estufas e outros.
O circuito pode ser alimentado tanto pela rede de 110 V como 220 volts e é bastante simples de ser montado.
Um ponto importante neste tipo de circuito é a sua eficiência que faz com que as perdas no controle sejam muito pequenas o que não ocorre com circuitos equivalentes que não usam dispositivos de estado sólido, como por exemplo os baseados em reostatos.
1 / 8
Controle de potência com TRIAC (ART149)
Escrito por Newton C. Braga
Seg, 08 de Fevereiro de 2010 12:35 -
COMO FUNCIONA
O princípio de funcionamento deste circuito é o controle do ângulo de condução de um Triac.
Disparando-o em diversos pontos do sinal senoidal da rede de energia é possível aplicar a uma carga potências diferentes.
Assim, se o disparo for feito no início do semiciclo todo ele pode ser conduzido para a carga e ela receberá maior potência. No entanto, se o disparo for feito no final do semiciclo pequena parcela da energia será conduzida até a carga que operará com potência reduzida. Na figura 1 mostramos o que ocorre.
Para obter o disparo do triac em diversos pontos dos semiciclos da energia da rede o que fazemos é usar uma rede RC de