componentes eletronicos
Resistores fixos
Sua função é limitar o fluxo de corrente em um circuito, ou seja dificultar a passagem da correte elétrica. A medida da resistência elétrica é o ohm, simbolizada por Ω. Os resistores mais comuns são os de carbono. Os resistores comuns utilizados nos aparelhos eletrônicos, como radios, DVDs, televisores são pequenos, com potências de 1/8W à 7 W, tipicamente.
Em um esquema eletronico o resistor é identificado pelo seu símbolo, independente da sua potência, material ou tamanho.
Exemplos:
Resistores Variáveis
Existem resistores que podem ter sua resistência alternada, e por isso são usados em ajustes ou controles. São dois tipos principais de resistores variáveis que são os trimpots e os potenciômetros
Os trimpots são usados para ajustar a resistência em um circuito de maneira semi-permanentes, ou seja, ajustes que não necessitem serem acertados a todo instantes. Ajuste de calibragens como ganhos
Em um esquema eletrônico identificamos o Trimpot pelo seu símbolo, independente do modelo.
Exemplo
Já os potenciômetros são usados como elementos de controle, ou seja, podem serem enpregados no contole de volume, velocidade, brilho, etc... .
Em um esquema eletrônico identificamos o potênciometro pelo seu símbolo.
Exemplo
Resistores especiais
Fotoresistor também conhecido LDR (Light dependent resistor) é um resistor cuja resistência depende da intencidade de luz que incide sobre ele.
Em um esquema eletrônico identificamos o LDR pelo seu símbolo.
Capacitores
O capacitor cumpre inúmeras finalidades nos circuitos eletrônicos. Os capacitores são utilizados como reservatórios de cargas nos circuitos de filtro, como “amortecedores”, evitando que ocorra variações grandes em um circuito, em acoplamentos e desacoplamentos de sinais, no bloqueio de corrente contìnua, A unidade de medida de um capacitor é dado em farads (F).
Tipos de capacitores
Os capacitores