COMPONENTES ELETRONICO
Nestas páginas, algumas informações básicas sobre alguns tipos de semicondutores de potência. Equipamentos industriais são certamente uma das suas principais aplicações. Sem eles, aparelhos como inversores de freqüência não seriam viáveis. E podem também substituir com vantagens dispositivos eletromecânicos, como relês e chaves magnéticas.
Observação: para cada tipo, é mostrada a estrutura simplificada das camadas semicondutoras. Os sinais após o tipo (n+, n-, p+, p-) não têm relação com cargas elétricas. Indicam a intensidade da introdução de impurezas (dopagem): sem sinal (dopagem média), - (dopagem fraca), + (dopagem forte). Mais informações elementares sobre o assunto podem ser vistas na página
Diodo de potência
É o mais simples dos semicondutores, usados sobre tudo em processos de retificação.
Figura 01
Na Figura 01 deste tópico, a estrutura simplificada e a curva corrente x tensão.
A corrente direta máxima é limitada pela temperatura máxima da junção, ou seja, a temperatura acima da qual a junção é destruída.
A junção também pode ser danificada por uma tensão inversa maior que a máxima (Vrm na figura).
Como todos os dispositivos práticos, a operação não se dá de forma ideal. Supondo que a junção está conduzindo, se a tensão é bruscamente invertida, as regiões p e n ainda terão portadores minoritários de carga e o diodo se comporta como um curto-circuito por um breve período de tempo.
Figura 02
Assim, há uma corrente no sentido inverso, conforme Figura 02, que pode provocar interferências e perdas.
Diodos rápidos ou ultra-rápidos têm esse fenômeno menos pronunciado, mas em geral a máxima tensão inversa é menor.
Transistor bipolar
Transistores bipolares são bastante conhecidos e dispensam maiores comentários.
Figura 01
Na Figura 01, a estrutura simplificada e gráfico da corrente de coletor em função da tensão coletor-emissor e tensão base-emissor.
Para operações de comutação, há