componentes eletronicos
2.1 Resistor
O resistor é um dispositivo elétrico, cuja principal característica é oferecer certa resistência na passagem da corrente elétrica, seja para aproveitar o calor gerado por essa resistência (conhecido como efeito Joule) ou para reduzir a corrente elétrica em algum ponto do circuito.
O resistor (ou resistência) permite a passagem da corrente elétrica, mas isso se dá com dificuldade, os elétrons não passam facilmente de um átomo a outro é necessário mais “esforço” para isso. Com essa dificuldade em passar pelo dispositivo os átomos acabam vibrando e causando um atrito com o átomo vizinho, isso gera calor. Este fenômeno é conhecido por efeito Joule.
2.1.1 Principio de Funcionamento
Os resistores utilizados na eletrônica reduzem a passagem da corrente elétrica que chega a eles, transformando o excedente em calor. A unidade de medida de resistência elétrica é o ohm. Quanto maior o valor em ohm, mais dificuldade a corrente encontrará em passar pelo resistor e maior a queda de tensão ao final da passagem. São identificados por um código de cores ou com seus dados marcados em sua superfície.
2.2 Capacitor
O capacitor é um componente que tem como característica o armazenamento de carga elétrica. É constituído basicamente de duas placas separadas por um material isolante (dielétrico). Seu funcionamento é simples, quando seus terminais são submetidos a uma corrente elétrica as duas placas internas se carregam com as cargas positivas e negativas, a partir daí diversos efeitos ocorrem e que são utilizados na elétrica e eletrônica. O principal efeito é a capacitância a unidade de medida é o farad, no entanto está é uma unidade muito grande por isso na maior parte das vezes se encontra sob a notação de µf (micro farad).
2.2.1 Utilização dos Capacitores
Nos computadores as memórias RAM do tipo dinâmica são na verdade minúsculos capacitores agrupados e conforme recebem carga