Artigo Transito
Este artigo visa estabelecer a relação de custo e benefício do transporte público em Campinas, mostrado um retrato do atual momento do transporte público na cidade e evidenciando suas vantagens e desvantagens.
Campinas possui hoje uma frota de carros crescente e a alternativa para que o trânsito não se torne caótico está na busca de alternativas para tornar o transporte público atraente para o usuário do transporte individual.
Com base nas informações trazidas pelo artigo são propostas algumas soluções na tentativa de viabilizar o transporte em Campinas propondo novos caminhos a serem analisados para o transporte publico na cidade.
O desafio de fazer o usuário de transporte individual deixar seu carro na garagem e optar pelo transporte público é sem dúvida um obstáculo enfrentado não só por Campinas, mas por toda grande metrópole hoje no Brasil.
Mas há caminhos que são mostrados nesse artigo e bons exemplos que outras metrópoles adotaram na busca de tornar o transporte público um serviço atraente ao seu usuário.
2. Transporte Público em Campinas, custos versus benefícios.
O Sistema de Transporte Coletivo em Campinas tem recebido ao longo dos anos melhorias como o sistema de bilhetagem eletrônica, sistema de monitoramento dos ônibus com o uso de câmeras além de algumas soluções inteligentes como a mudança estratégica das catracas que antes eram na porta de trás para a porta da frente deixando cobradores e motoristas mais próximos trazendo uma segurança maior, esses são avanços perceptíveis para quem mora em Campinas nos últimos anos.
Porém em paralelo a isso existe a lei 388/08 em votação na Câmara de Vereadores que propõe o rodízio de veículos no centro de Campinas, ideia que hoje já é adotada em São Paulo Capital devido ao aumento de carros nas ruas. (Campinas, 2012.)
Segundo (Vasconcellos, 1996) “A decisão de comprar um automóvel e de rejeitar o transporte público, é vista como uma consequência natural de uma visão que é apoiada por