Artigo Álcoolismo no trânsito
Simone Nogueira da Silva
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo levantar uma discussão sobre tema social “alcoolismo no trânsito” e suas peculiaridades, tendo como diferencial a abordagem do assunto na análise da comunicação apresentada em campanhas publicitárias públicas entre os anos de 1985 e 2013 no Brasil. O documento também tem como intuito verificar a influência das decisões políticas e públicas na decisão do planejamento destas campanhas e averiguar se há falhas na comunicação publicitária, ou governamental.
PALAVRAS - CHAVE: Campanhas publicitárias; Falhas na comunicação; Conscientização.
INTRODUÇÃO
O presente artigo ao considerar o tema social “alcoolismo no trânsito” fará uma análise sobre as campanhas publicitárias públicas entre os anos de 1985 e 2013 no Brasil.
O tema é relevante, pois assim como enfrentar este problema de frente, é necessária uma atenção especial sobre a maneira com a qual esta comunicação é apresentada à sociedade e o quanto ela pode ser efetiva, em quesito de prevenção e conscientização. O artigo deixa de mencionar somente a questão “alcoolismo no trânsito” e abordará também a forma com a qual o governo se prepara para se comunicar com o público em suas campanhas publicitárias de prevenção.
A intenção é que seja levantada uma reflexão sobre a maneira com a qual as campanhas publicitárias chegam às pessoas e havendo falhas, as apontaremos, no sentido de contribuir a quem se interessa com uma sugestão de melhorias na comunicação para com a população e indiretamente, contribuir com melhorias ao tema em questão.
A discussão do tema alcoolismo no trânsito será concebida sob um olhar social e da comunicação, informação, prevenção e segurança e fará a abordagem da falha de comunicação nas campanhas publicitárias entre as décadas, realizando também uma analogia com a realidade de campanhas internacionais