Teoria Administrativa
Introdução-O renascimento do comércio na Europa Ocidental depois do ano de 1100 e seu efeito perturbador sobre a sociedade feudal é coisa de conhecimento de todos principalmente daqueles que estão ligados à administração e ecomonia.
Com as Grandes Navegações,Descobertas Marítimas surgiu o comércio e o comerciante que se nutriu como um corpo estranho dentro da sociedade feudal.
Circulação crescente de dinheiro através de troca.
Auto-suficiência de economia senhorial.
A presença do comerciante ao mercado.
Troca de produtos excedentes no mercado.
A partir desse momentum conseqüência para a organização da ordem de entrega foram bastante radicais.A receita em dinheiro,bem como os serviços dos servos passaram a ser uma ambição dos senhores e desenvolvem-se em mercado de empréstimo.
A Inglaterra construiu estradas que ligam Londres ao mar,estradas são as artérias pelas quais flui o dinheiro,o solvente mais destruidor do senhor feudal.
Podemos afirmar que somente á partir da Revolução Industrial que as Teorias Administrativas tiveram certo reconhecimento,devido o controle e a necessidade de se produzir em longa escala.
Observou-se que havia necessidade de obedecer a uma metodologia,uma técnica de administração -Administrar é controlar,planejar,organizar,liderar executar.
Acrescentamos que a boa administração é a responsável pelo desenvolvimento tecnológico visto com grandes promessas para o sucesso de uma administração empresarial,seja ela particular,municipal,estadual,e federal (Maurice Doll54)
Desenvolvimento-de acordo com o material proposto para o estudo da Teoria de Administração os acontecimentos históricos, sociais,políticos e econômicos é o surgimento do Capitalismo.
Nas cidades continentais (dolb 109) maiores,além dos burgueses propriamente ditos,residiam nelas algumas das antigas famílias aristocráticas,donas da teoria na cidade e suas vizinhanças.Estas representavam um elemento da suceda feudal que continuou a