teorias administrativas
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves
Ter, 03 de Fevereiro de 2009 10:12 -
I - EVOLUÇÃO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS Þ Administração = aplicação de gerir. Þ Gestão = ato de conduzir, dirigir ou governar.
1.
TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIENTÍFICA Þ Início da Revolução Industrial (máquinas e divisão do trabalho). Þ A economia deixou de ter uma base artesanal e manufatureira para se firmar na produção industrial mecanizada - transformação em toda a sociedade. Þ Nascimento das fábricas: primeiro paradigma da administração, defendendo racionalização da produção, divisão das tarefas em múltiplas etapas, supervisão cerrada e obediência hierárquica. Þ Frederick Taylor - técnicas de racionalização do trabalho do operário, buscou uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como precursor da Teoria da Administração Científica. Þ Taylor é visto como um cientista insensível e desumano, porém deve-se ressaltar que a preocupação de Taylor com o aumento da eficiência da produção, buscando redução dos custos não apenas para elevar os lucros, mas também para elevar a produtividade dos trabalhadores, aumentando seus salários. Não podemos esquecer da época: início do século
XIX, reflexos do regime feudal e escravocrata, essas idéias representavam um avanço na forma de encarar a participação do trabalhador no processo produtivo.
1/8
Evolução das teorias administrativas
Escrito por Milena Queiroz Gonçalves
Ter, 03 de Fevereiro de 2009 10:12 -
Þ Princípios da Teoria de Taylor: · Seleção Científica do Trabalhador
- O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A maestria da tarefa, resultado de muito treino, é importante para o funcionário (que é valorizado) e para a empresa (que aumenta sua produtividade).
·
Tempo-padrão
- O trabalhador deve atingir no mínimo a produção-padrão