Artigo Taylorismo
Jean Carlo Brentano2
RESUMO: O conceito de Taylorismo é muito utilizado dentro das disciplinas administrativas, porém muitos destes conceitos são facilmente identificados dentro da Engenharia de Produção, o objetivo deste artigo é demonstrar, através de comparativos, como algumas técnicas utilizadas pelo profissional da engenharia de produção são baseadas no taylorismo. O engenheiro Frederick Winslow Taylor, mentor do taylorismo, chegou a conclusão de que mudanças precisavam ser feitas no conceito de Administração da época, principalmente nas questões humanas, no que diz respeito ao fator funcionário x tarefa a ser executada, tarefas estas que depois de melhoradas por Taylor, passaram não só servir base somente para Administração Científica, mas também para a Engenharia de Produção. Fatores evidenciados por Taylor que são diretamente ligados a produção como padronização de ferramentas e equipamentos; rotinas de programação; cartões de instrução; estudos de movimento; seleção dos trabalhadores mais adequados; garantia de amplo material para os trabalhadores e introdução de símbolos como índices fazem parte da rotina do profissional da Engenharia de Produção.
PALAVRAS-CHAVE: Frederick Winslow Taylor. Taylorismo. Administração Científica. Engenharia de Produção. Linha de Produção.
1. INTRODUÇÃO
O Norte-Americano Frederick Winslow Taylor, é considerado “o pai” da Administração Científica depois de lançar um livro chamado Princípios da Administração Científica (1911), sendo que nesta obra podemos encontrar o alicerce da administração moderna. A influência de Taylor também pode ser percebida na Engenharia de Produção, Taylor era engenheiro, e foi como engenheiro chefe da Midvale Steel Company em 1884, que passou a perceber que a administração precisava de alguns ajustes, diante deste fato, podemos imaginar que seus conhecimentos técnicos de engenheiro certamente o ajudaram a chegar às conclusões que hoje