Meio Ambiente E Paisagem Natural 1
Aspectos gerais
CONCEITO DE PAISAGEM
"Meios e paisagens são formados desses objetos que todo mundo pode ver, que alguns estudam, e que todos utilizam de diversas maneiras: as árvores e as terras, as rochas e as colinas ... Pensar os meios e as paisagens, é empreender a reunificação ou de colocar todas as atitudes que se pode adotar, em face destes objetos. para perceber, compreender. sentir e se exprimir“ (CHATELlN. 1986, 1).
HÁBITAT HUMANO
É a superfície terrestre. Por hábitat devemos entender o local de moradia, as áreas propícias à sobrevivência, à fixação de uma espécie. O ser humano é um ser vivo que não possui uma área específica, um tipo de clima, de solo, vegetação ou relevo que determinem sua fixação. Ele pode viver praticamente em qualquer parte da superfície terrestre.
SUPERFÍCIE TERRESTRE
É uma camada fina do nosso planeta, com nenos de 20km de espessura, e representa o ponto de contato de três importantes esferas ou partes inorgânicas que forma a
Terra: atmosfera, litosfera e a hidrosfera. ATMOSFERA
É constituída por nitrogênio (cerca de 78%), oxigênio (cerca de 21%) e outros gases (gás carbônico, hidrogênio, hélio, argônio, neônio, etc.), além de partículas de poeira, cinza e vapor d’água.
A superfície terrestre está representada apenas pela troposfera que vai até mais ou menos 12 km de altitude. Nela ocorre praticamente todos os fenômenos metereológicos.
Além da troposfera, a atmosfera possui outras camadas: estratosfera, mesosfera, ionosfera
(que engloba a termosfera ou quimiosfera
(mesma coisa), exosfera. A última camada atinge uma altitude de cerca de 1000 km.
A ionosfera é também de extrema importância para a vida humana. Ela reflete ondas de rádio, permitindo comunicações entre distantes partes do mundo.Na estratosfera aparece o ozônio, que filtra os raios ultravioleta emitidos pelo Sol, sem o qual provavelmente seria impossível a vida na Terra.
LITOSFERA
É constituída por minerais e