4477
ANÁLISE DA DINÂMICA AMBIENTAL E DAS PRESSÕES DE USO
NO INTERIOR E ENTORNO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 1
SIDNEI RAIMUNDO 2
MARCOS CÉSAR FERREIRA 3 .
Resumo
O presente trabalho analisa as relações da dinâmica natural e dos usos de recursos, destacando os problemas e conflitos gerados pelo uso e ocupação do solo em áreas protegidas, particularmente em uma unidade de conservação de Proteção Integral no extremo norte do litoral paulista – o Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba) -, no município de Ubatuba. A partir dessa análise, o trabalho procura apontar diretrizes e propostas que contribuam para o equacionamento de tais conflitos.
Foram analisados elementos do meio físico (geomorfologia, inclinação e orientação de vertentes), do meio biológico (estrutura, porte e estágio de sucessão da floresta atlântica) e de uso e ocupação do solo: agricultura caiçara e atividades de turismo (trilhas de ecoturismo e segundas-residências).
Foi realizada uma sistematização dessas informações, através da análise integrada desses elementos, produzindo-se um mapa de “Geossistemas” ou “Unidades de Paisagem”.
Da análise desse mapa, concluiu-se que as áreas ocupadas no interior do Parque
Estadual não representam 3% da área e estão assentadas de maneira descontínua na paisagem. A matriz da paisagem é florestal e os fluxos naturais na paisagem ainda estão garantidos. Contudo, algumas práticas como uso do fogo devem ser modificadas para garantir a qualidade ambiental da paisagem. Nesse sentido, é necessário elaborar um zoneamento e
Resultados parciais da tese de doutorado em andamento a ser defendida no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp - pelo primeiro autor, sob orientação do segundo autor. 2
Instituto de Geociências da Unicamp, sraimundo@ige.unicamp.br e Instituto Florestal da Secretaria de Estado do