Capacita O Prof Ssional E Empregabilidade

1234 palavras 5 páginas
ENSINO
Capacitação profissional e o novo conceito de empregabilidade

A partir dos anos 80, os próprios fabricantes começaram a desenvolver cursos
Enilson Moraes Pestana (*)
Colaborador
Nos anos 70 e 80, o único meio de obter uma especialização na área de tecnologia era participar de cursos, principalmente nos EUA. Depois, alguns fabricantes liderados pela IBM e pela antiga Burroughs passaram a trazer seus cursos para o Brasil, mas estes enfocavam apenas o uso de seu ferramental.
Com o advento da microcomputação, os fabricantes perceberam que os sistemas de ensino não estavam acompanhando a demanda do mercado por novas tecnologias, seus cursos não refletiam a necessidade do mercado e o estado-da-arte de seus produtos. E isso ocorreu não apenas em países como o Brasil, dito Terceiro Mundo, mas até mesmo nos EUA.
Com isso, perceberam também que o mercado passou a atualizar menos suas tecnologias; afinal, mal dominavam as atuais versões, assim, por quê atualizá-las?
Motivação – A falta de qualificação profissional, o desconhecimento do uso e da aplicação das novas tecnologias impediam que o mercado crescesse na velocidade desejada, exceto os grandes usuários que podiam investir em capacitação fora do País. Assim, as novas empresas, lideradas pela Novell, passaram a criar programas de capacitação profissional, passaram a desenvolver os cursos em paralelo aos produtos. Algumas passaram a enfocar a tecnologia, outras estrategicamente continuaram a enfocar o uso e a aplicação de seus produtos.
A Novell, como empresa pioneira na criação destes programas, e também como provedora de soluções em redes, numa época em que reinavam os mainframes, precisava criar uma cultura em cima da nova tecnologia. Assim, teve uma preocupação maior, e seus programas educacionais enfocaram o uso da tecnologia e, até hoje, seus programas abordam cerca de 70% a conceituação e aplicação da tecnologia de network computing e apenas 30% sobre como usar seus produtos.
Este enfoque acertado

Relacionados

  • Plano de carreira
    20653 palavras | 83 páginas