Artigo Sobre Vigilancia Privada
SEGURANÇA PATRIMONIAL PRIVADA
Aryeverton Fortes de Oliveira
EMBRAPA
1
Introdução
Este trabalho trata de mecanismos de incentivo e controle estabelecidos por empresas de vigilância no sistema de prestação de serviços de segurança privada. A principal hipótese é que as empresas de vigilância contribuem para a eficiência na prestação de serviços por utilizarem ativamente instrumentos para monitorar a aptidão dos indivíduos e identificar atributos não observáveis diretamente, constituindo uma estrutura de governança que reduz custos de transação entre contratantes e indivíduos no sistema de prestação de serviços.
A análise considera a assimetria de informações como causa fundamental de ineficiência do mercado na condução de transações impessoais, justificando maiores investigações sobre os mecanismos criados pelas empresas para minimizar os danos criados por tal assimetria. O foco na assimetria de informações como causa de falhas do mercado advém do fato de serem alguns dos atributos dos trabalhadores, como honestidade e atenção, por exemplo, não diretamente observáveis mesmo depois de contratá-los.
O objetivo geral do estudo está em identificar como empresas privadas legalmente constituídas participam contribuem para a promoção da qualidade dos serviços prestados, justificando sua existência. Como objetivos específicos do estudo definem-se: determinar como podem ser interpretadas as interações dos agentes no sistema de prestação de serviços de segurança patrimonial privada, quando prevalece a assimetria de informações, distinguindo prestadores de serviços que atuam dentro da legalidade ou não; verificar se os mecanismos de sinalização, seleção, salário de eficiência e monitoramento são utilizados na promoção da prestação de serviços de segurança patrimonial por empresas que atuam dentro da legalidade; estabelecer grupamentos de empresas com características distintas quanto ao uso diferenciado dos